Qualidade total
Moises Batista do Nascimento*
* Aluno do curso de Sistemas de Informação da Faculdade Santa Emília, Olinda.
Resumo: A qualidade total é uma ferramenta que permite centrar atenção no processo produtivo durante todo o ciclo de vida do produto-serviço ofertado pelas empresas. É com a prática da qualidade total que se torna possível detectar as causas e atuar sobre os problemas da organização. A qualidade total permite o melhoramento e aperfeiçoamento do trabalho tendo em vista a sobrevivência da empresa no contexto da competitiva economia global.
Para isto, todos os componentes da empresa devem estar engajados para que a qualidade seja integrada no produto - serviço de forma que se alcance e garanta a satisfação do consumidor.
Palavras – chaves: qualidade total, estratégia, empresa.
Introdução
No contexto da economia global é crucial a sobrevivência de uma empresa. O controle de qualidade total visa atender os objetivos da empresa de modo que esta sobreviva. Com a prática da qualidade total é possível detectar as causas dos problemas da organização para atuar sobre as mesmas para alcançar resultados.
Como sistema administrativo, o controle de qualidade total se aperfeiçou no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, a partir de idéias americanas ali introduzidas e se baseia na participação de todos os setores da empresa e de todos os empregados no estudo e condução do controle de qualidade. Este sistema é conhecido no Japão pela sigla TQC (“ Total Quality Control ”). Campo (2004) define TQC como “controle exercido por todas as pessoas para a satisfação das necessidades de todas as pessoas”. Assim, todos os componentes de uma organização têm que utilizar os mesmos métodos e ferramentas para alcançar os objetivos da organização. A prática do controle de qualidade total oferece uma visão estratégica