Qualidade Total
INSTITUTO DE NATUREZA E CULTURA
ADMINISTRAÇÃO – GESTÃO ORGANIZACIONAL
GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL
Benjamin Constant / AM
2013
ANA LÚCIA
BRUNA GUERREIRO
GILMAR NASCIMENTO
JORGE ALBERTO
KÁLIMA MAFRA
GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL
Trabalho apresentado à Universidade Federal do Amazonas - UFAM para obtenção de nota parcial na disciplina de Processos Organizacionais ministrado pela Prof. Miriane da Silva Cañellas.
Benjamin Constant / AM
2013
SUMÁRIO
1. Introdução
Uma das evoluções mais importantes no estudo da qualidade está em notar que a qualidade do produto é algo bom, mas que qualidade do processo de produção é ainda mais importante. Esta descoberta aconteceu durante a própria evolução dos conceitos de qualidade, ao longo dos anos.
A Gestão para a Qualidade Total (GQT) corresponde a um tipo de gestão caracterizado pela procura permanente de introdução de melhorias graduais e contínuas nos processos e procedimentos já existentes, procurando sempre a excelência na qualidade (ausência de lacunas, isto é, obtenção da satisfação total do cliente). Envolve, geralmente, a participação de todos os membros da organização e baseia-se na hipótese de que a organização é um sistema, tal como definido pela Abordagem Sistêmica da Gestão.
2. QUALIDADE: a Busca da Excelência
Algumas décadas atrás no mundo da produçãohavia uma característica que imperava, que era a crença de que tudo admitia uma porcentagem de erro. Ouseja, tinha-se o pensamento de que somos seres humanos, e o erro é normal, “errar é humano” como ainda hoje é tão conhecido o ditado popular.Mais os japoneses depois da segunda Guerra Mundial, ignoram esse ditado e com seus aprofundados estudos, reavaliaram tal premissa, e descobriram que ate então, as margens de erros que ate outra hora eram aceitas, podiam ser reduzidas a níveis extremamente baixos, e