Qualidade total
Total
Alunos:
O QUE É QUALIDADE TOTAL?
O tema abordado nesse trabalho se trata da qualidade total, a partir de que e como surgiu essa prática, sua evolução e como ela tem influenciado as empresas.
Demonstraremos que a qualidade total de uma empresa não pode se restringir a somente um departamento, mas deve ser uma preocupação geral da mesma, o que refletira em todo o seu processo organizacional.
Qualidade Total
Surgiu após a Segunda Guerra Mundial quando estudiosos Juran, Deming, Crosby e outros descobriram ser possível quebrar o paradigma aceito até então de que todo processo organizacional admite certo percentual de erro. A gestão pela qualidade veio, então, para buscar a excelência empresarial e criar um diferencial em relação às organizações concorrentes. Uma técnica da administração multidisciplinar formada por um conjunto de programas, ferramentas e métodos, aplicado no controle do processo de produção das empresas, para obter bens e serviços pelo menor custo e melhor qualidade, objetivando atender as exigências e a satisfação dos clientes, as organizações perceberam que baixa qualidade gerava perdas de negócios.
Seus primeiros movimentos surgiram e foram consolidados no Japão com os
Círculos de Controle da Qualidade, sendo difundida nos países ocidentais a partir da década de 1970, a Qualidade Total nasceu no final da década de 40, após o Japão ter sido totalmente destruído pela II Guerra Mundial, e foi introduzida na nação japonesa pelo americano William Edwards Deming. Antes da II Guerra os produtos que o Japão fabricava eram considerados de péssima qualidade, dificilmente alguém acreditava que ao comprar um produto japonês ele duraria um bom tempo, devido a isso os produtos não tinham uma fácil aceitação no mercado mundial. A vontade do Japão em reconstruir todo o seu parque industrial e a nação como um todo, não o deixou com muitas escolhas, e naquele