Qualidade na Sa de
A história da qualidade em Portugal inicia-se com vários seminários internacionais e um programa luso-espanhol, sobre a garantia da qualidade em cuidados de saúde primários, através da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) em parceria com a OMS e outras entidades. O Programa de Acão Concertada na Garantia da Qualidade em Hospitais, em parceria com a ENSP (Escola Nacional de Saúde Pública) e as comunidades europeias. Foi o primeiro projeto de qualidade a nível hospitalar em diversos países europeus. Em 1993, o Sistema Português da Qualidade, substituto do anterior Sistema Nacional de Gestão da Qualidade, foi estabelecido como uma estrutura criada para desenvolver a qualidade em todos os sectores de atividade no âmbito nacional.
Foi em 1998 que a qualidade foi reconhecida como uma prioridade para o SNS. Com o Programa Saúde XXI, foram definidos, pela primeira vez, uma estratégia, uma política da qualidade e um Sistema Português de Qualidade na Saúde, cuja missão consistia no desenvolvimento contínuo da qualidade a nível nacional, regional e local, assente em atributos de melhoria contínua, responsabilização, participação e cooperação, e na criação de um conjunto de estruturas que incluíam o Conselho Nacional da Qualidade (CNQ), o Instituto da Qualidade em Saúde (IQS), uma Comissão Nacional de Acreditação, uma Agência de Avaliação de Tecnologias de Saúde e os subsistemas do Medicamento e do Sangue.
Em Portugal, o sistema de saúde tem tido, ao longo dos anos, uma evolução muito importante com a introdução de um amplo conjunto de reformas e com a melhoria dos indicadores de saúde, dos quais a esperança média de vida e a mortalidade infantil são os seus melhores exemplos. Na base destes feitos está o SNS, fundado em 1979, cuja qualidade dos seus serviços e dos seus profissionais é já reconhecida internacionalmente e representa um motivo de orgulho nacional.
O que é a Qualidade na saúde?
Qualidade é o ato que classificar ou melhor