ATIVIDADE 2 ESTUDO DE ARTIGO
Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva
O objetivo deste trabalho é explanar uma resenha do artigo acima mencionado. A autora deste artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida entre os anos 2009-2012 que – avaliando a totalidade das obras aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2011 para a disciplina História e buscou cartografar tanto a presença quanto a indiferenciação desses campos nos livros didáticos brasileiros.
A autora diz que inúmeros autores têm nos instigado a pensar sobre a presença da Memória como um fenômeno político e social central do contexto histórico em que vivemos na contemporaneidade, e, diante de tantas pesquisas a autora reformula que a Memória projeta-se como força propulsora para a construção de sentidos de continuidade da vida.
Em seu artigo, a autora, faz várias citações importantes, nas quais nos faz refletir sobre comportamento, cultura em massa, arte, literatura e mídia, todos esses tópicos correlacionados às memórias. Ela faz uma citação importante de George Orwell (1979), onde o mesmo nos advertisse para o fato de que “quem controla o passado controla o futuro e quem controla o presente controla o passado”. Logo, a Memória segue sendo um tema central ao entendimento da sociedade e da política. A Memória adicionou na atualidade papéis e valores significativos que se constituem como grande questão socialmente posta na contemporaneidade.
Vários movimentos que revela o apelo à Memória vêm tomando nosso país, e que tem provocado grandes debates envolvendo políticos, estudantes, artistas, assim como amigos e familiares. Outros movimentos conhecido como o de reivindicar cidadania. Esses tipos de movimentos não se restringem apenas ao nosso país, mas também a outros, nos quais, através de conflitos e confrontos conseguem ganhar o que se reivindicou por meio de passeatas e reuniões sindicais e políticas. São muitos