GEST O DE QUALIDADE EM SERVI O DE SA DE
Gestão hospitalar
nome do aluno
Gestão de qualidade em serviço de saúde
Cidade
2015
nome do aluno
Gestão de qualidade em serviço de saúde
Trabalho apresentado ao Curso (Gestão Hospitalar) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde.
Prof.ª Fabiane G. Borsato
Cidade
2015
ÍNDICE
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVO 4
2.1 OBJETIVO GERAL 4
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4
3. DESENVOLVIMENTO 5
3.1 GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE 5
3.2 SURGIMENTO DA PREOCUPAÇÃO COM A QUALIDADE NO ÂMBITO HOSPITALAR NO BRASIL 5
3.3 O QUE SÃO INDICADORES HOSPITALARES E A SUA IMPORTÂNCIA 7
3.4 INDICADORES APONTADOS PELO ESTUDO DE CASO 8
3.5 ANALISANDO DADOS ENCONTRADOS NA ESTRUTURA, PROCESSO E RESULTADO 10
3.6 O USO DA AUDITORIA NA SAÚDE 10
4 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
1. INTRODUÇÃO
A gestão de qualidade hoje é uma referência para todos os setores empresariais, mas até chegar nos dias atuais, foram longos desafios pleiteados em sua trajetória, na área da saúde não foi diferente. O conceito que os serviços de saúde seria um fator isolado e sem regras internas ou externas, com o tempo veio abaixo, percebeu-se que para alcançar a qualidade é necessário o envolvimento de todos os colaboradores. Segundo Maximiano (2007) apud Headley et al. (2013). a qualidade é um problema de todos e envolve todos os aspectos da operação da empresa.
A qualidade exige visão sistêmica para integrar as ações das pessoas, as máquinas, as informações e todos os recursos envolvidos na administração da qualidade. Essa ideia implica na existência de um sistema de qualidade. Dessa forma a gestão da qualidade deixou de ser apenas um método de análise e qualidade de produtos, mas de qualidades de serviços humanos. Com o auxílio dos indicadores, a qualidade na gestão hospitalar passou a ser referência sendo o centro das atenções, pois todo comportamento na unidade passou a