Resumo do Livro
HISTÓRIA DA ELETRICIDADE
Relatório abordando o texto indicado: Coleção “História Geral das Ciências” – Eletricidade e Magnetismo.
André Felipe A. Marandino Guimarães
INTRODUÇÃO
A coleção indicada aborda o processo de desenvolvimento e a difusão das ciências naturais ao longo da história mundial. A parte estudada no curso aborda todas as etapas da descoberta da Eletricidade e do Magnetismo. Sendo um conceito não intuitivo, a descoberta do eletromagnetismo possuiu uma história longa e com muitos personagens. Longe de ser trivial, até hoje não descobrimos e explicamos tudo que envolve os fenômenos eletromagnéticos mas graças a Maxwell e a todos os outros físicos e cientistas envolvidos, possuímos todo o conhecimento relativo ao funcionamento dos fenômenos eletromagnéticos.
I – A DESCOBERTA DO ELETROMAGNETISMO
A idéia de eletricidade começou na Grécia Antiga com a observação de Tales de Mileto sobre a pedra Magnésia e as propridades do âmbar. Foi verificado que a fricção desses materiais poderia gerar atração e repulsão entre corpos e que alguns corpos se atraiam e repeliam naturalmente sem fricção. Tal observação não chegou a diferenciar magnetismo de carga elétrica, levando filósofos do mundo antigo a acreditarem que eram o mesmo fenômeno.
Mesmo com a observação dos fenômenos elétricos e magnéticos no período A.C., a eletricidade não passou de mera curiosidade intelectual até meados do século XVII. Até então tudo que foi verificado foram características básicas do fenômeno magnético e do fenômeno elétrico sem sua separação. Até que então, no século XVII, o cientista inglês William Gilbert publicou um artigo sobre magnetismo e eletricidade: “De Magnete”. Nesse estudo Gilbert distinguiu objetivamente o fenômeno elétrico do magnético e criou a origem da palavra elétron (do grego electron que significa âmbar). Outra constatação interessante de Gilbert foi que