Qualidade Industrial
Introdução
A preocupação com a qualidade é algo que vem de muitos anos atrás, e alguns autores afirmam que o conceito de qualidade surgiu partir da revolução industrial, que é uma palavra que faz parte do dia – a – dia e desempenha papel importante em todos os tipos de organização e em muitos aspectos da vida das pessoas. Dos filósofos gregos aos chineses, dos renascentistas aos engenheiros e fabricantes da revolução industrial, muitas pessoas, no campo do pensamento e da ação, ocuparam-se desse assunto. Para engenheiros e industrias do século xx, qualidade era sinônimo de uniforme ou padronização. Shewhart,Feigenbaum, Deming, Juran e Ishikawa, os personagens mais importantes dessa historia, uma vez que o enfoque da qualidade e o modelo japonês de administração estão estreitamente associados.
Como definir qualidade?
*Há muitas definições para a ideia da qualidade: Excelência – o melhor que se pode fazer, o padrão mais elevado de desempenho em qualquer campo de atuação.
Qualidade significa a aplicação dos melhores talentos e esforços para produzir os resultados mais elevados.
Você faz as coisas bem feitas ou faz pela metade.
Qualidade é alcançar ou procurar alcançar o padrão mais alto, em lugar de contentar-se com o que é frágil ou fraudulento.
A qualidade não admite compromisso com a segunda classe.
Valor – qualidade como luxo. Maior número de atributo. Utilização de materiais ou serviços raros, que custam mais caro. Valor e relativo e depende da percepção do cliente , seu poder aquisitivo e sua disposição para gastar.
Qualidade não tem sentido popular de “melhor”. Qualidade significa melhor para determinadas condições do cliente. Essas condições são a utilização e o preço de venda do produto. A qualidade não pode ser vista independentemente do custo.
Especificações – qualidade planejada. Projeto do produto ou serviço. Definição de como o produto ou serviço e suas especificações.
O conjunto das características de