CONTROLE DE QUALIDADE INDUSTRIAL
Paula Gonçalves Lima
Atividade extra-classe
Contagem
2014
Kanban
Essa metodologia foi criada pela empresa Toyota. Ela trata-se de uma simbologia visual usada na indústria para registrar ações. É uma palavra de origem japonesa e pode ser traduzida como ‘’cartão visual’’. Os cartões usados pelas empresas que empregam o método representam a necessidade de peças e itens para o processo produtivo. O objetivo principal que define o que é o sistema Kanban é permitir uma fina sintonia entre a gestão de estoque e a produção, ou seja, coloca-se um Kanban num local específico da linha de produção, para indicar a entrega de uma determinada quantidade. Quando se esgotarem todas as peças, o mesmo aviso é levado ao seu ponto de partida, onde se inicia um novo pedido para mais peças.
Just-in-time (JIT)
É uma proposta de reorganização do ambiente produtivo assentada no atendimento de que a eliminação de desperdícios visa o melhoramento contínuo dos processos de produção, é a base para a melhoria da posição competitiva de uma empresa, em particular no que se referem os fatores como velocidade de entrega, a qualidade e o preço dos produtos. É um conceito bastante simples: produzir e entregar produtos a tempo de serem vendidos. Peças a tempo de serem montadas e materiais a tempo de serem transformados em peças. É a idéia de produzir pequenas quantidades para corresponder a procura, visando uma economia.
Sistema Toyota de produção
Uma filosofia de gerenciamento que tem por meta a otimização de todos os processos, a eliminação de desperdícios e a fabricação de produtos que satisfaçam as necessidades do mercado. Ou seja, maior qualidade e preços competitivos, produzindo somente o necessário e no momento certo. A redução de resíduos, do consumo de água, de energia e das emissões de gases para a atmosfera são conseqüências da