TRABALHO DE HIDROLOGIA
HIDROLOGIA - REUSO DA AGUA
QUEM FOI QUE DISSE QUE COISA BOA NÃO CAI DO CEU
Márcio R Zane
Paulo Sergio da Silva
Fabio Rodrigo Luciano
Marcelo J Correia
David Batista da S Amarante
BAURU
2015
1.INTRODUÇÃO
O reaproveitamento ou reuso da água é o processo pelo qual a água, tratada ou não, é reutilizada para o mesmo ou outros fins menos nobres, tais como lavagem de vias e pátios industriais, irrigação de jardins e pomares, nas descargas dos banheiros etc.... Essa reutilização pode ser direta ou indireta, decorrente de ações planejadas ou não.
Vale ressaltar que se deve considerar o reuso de água como parte de uma atividade mais abrangente que é o uso racional ou eficiente da água, o qual compreende também o controle de perdas e desperdícios, e a minimização da produção de efluentes e do consumo de água.
2 JUSTIFICATIVA
Hoje é um fato comprovado que o volume de água doce e limpa está se reduzindo em todas as regiões do mundo. O consumo exagerado das reservas naturais de água por causa do alto crescimento populacional está sendo maior do que a natureza pode oferecer, e a poluição produzida pelo homem está contaminando e diminuindo cada vez mais essas reservas.
Segundo a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), menos da metade da população mundial tem acesso à água potável. A irrigação corresponde a 73% do consumo de água, 21% vão para a indústria e apenas 6% destina-se ao consumo doméstico.
A escassez de água no mundo é agravada em virtude da desigualdade social e da falta de manejo e usos sustentáveis dos recursos naturais.
Neste panorama, tem-se procurado conscientizar a população desses problemas e para tanto muito se discute sobre o reuso de água. No entanto, a reutilização ou o reuso de água ou o uso de águas residuárias não é um conceito novo e tem sido praticado em todo o mundo há muitos anos, existem relatos de sua prática na Grécia Antiga, com a disposição de esgotos e sua utilização.
O reuso