PAE EMPRESARIAL
WWW.INSTITUTOPROCESSUS.COM.BR
INSTITUTO PROCESSUS
QUESTÕES FGV
DIREITO EMPRESARIAL
01. Antônio e Joana casaram-se pelo regime da comunhão parcial de bens. Após o casamento,
Antônio tornou-se sócio de sociedade simples com
1.000 quotas representativas de 20% do capital da sociedade. Passados alguns anos, o casal veio a se separar judicialmente.
Assinale a alternativa que indique o que Joana pode fazer em relação às quotas de seu ex-cônjuge.
A) Solicitar judicialmente a partilha das quotas de Antônio, ingressando na sociedade com 500 quotas ou 10% do capital social.
B) Requerer a dissolução parcial da sociedade de modo a receber o valor de metade das quotas de Antônio calculado com base em balanço especialmente levantado, tomando-se como base a data da separação. C) Participar da divisão de lucros até que se liquide a sociedade, ainda que não possa nela ingressar.
D) Requerer a dissolução da sociedade e a liquidação dos bens sociais para que, apurados os haveres dos sócios, possa receber a parte que lhe pertence das quotas de seu ex-cônjuge.
02. No que se refere à cessão de quotas de sociedade empresária limitada, assinale a alternativa correta.
A) O cedente responde solidariamente com o cessionário perante a sociedade e terceiros pelas obrigações que tinha como sócio até 3 anos após averbado no registro competente a modificação do contrato social. B) Na omissão do contrato, o sócio pode ceder sua quota, total ou parcialmente, a quem já seja sócio, independentemente da audiência dos demais.
C) A cessão de quotas, consubstanciada na respectiva alteração contratual, terá eficácia entre cedente e cessionário somente após a sua averbação perante o órgão competente.
D) Na omissão do contrato, o sócio pode ceder sua quota, total ou parcialmente, para terceiro, estranho ao quadro de sócios, somente se houver a concordância da unanimidade dos demais sócios.
03. Analise as proposições a seguir a respeito da falência: I. São exigíveis na