GEST O DA QUALIDADE INDUSTRIAL 2
CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
GESTÃO DA QUALIDADE INDUSTRIAL
Edmilson E. Cordeiro - RA: 4240823952 Thiago Simioni - RA: 3716686172 Vinicius R. Niering - RA: 4251862829
Joinville
2013
Introdução
O conceito de qualidade vem ganhando prioridade, nas empresas, desde o final da década de 50 do século XX principalmente a partir de 1990.
Mais do que a busca pela competitividade, a qualidade tornou-se uma luta de sobrevivência para as empresas, e o aparecimento da revolução tecnológica, focada na informação contribuindo e muito para a redescoberta na importância do cliente.
Esse novo modelo foi sentida na maneira japonesa de administrar suas empresas, haja vista, o crescimento dos produtos japoneses no mercado, com isto, os demais países começaram a acordar para a necessidade e implementação de mudanças, entendo o cliente de duas formas diferentes, clientes externos (consumidores finais) e clientes internos (funcionários, responsáveis pelo planejamento), assim a estrutura organizacional das empresas passou ser consideradas importantes para seus clientes.
PRINCIPIOS DA QUALIDADE DETERMINADOS POR:
William Edwards Deming, determinou que um principio na qualidade amplamente reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo porém mais conhecido pelo seu trabalho no Japão. Lá, a partir de 1950, ele ensinou altos executivos como melhorar projeto, qualidade de produto, teste e vendas (este último por meio dos mercados globais) através de vários métodos, incluindo a aplicação de métodos estatísticos como a análise de variantes e teste de hipóteses.
Deming fez contribuições significativas para o Japão tornar-se notório pela fabricação de produtos inovadores de alta qualidade. Deming é considerado o estrangeiro que