Qualidade do sono
Sono é o nome dado ao repouso que fazemos em períodos de cerca de 8 horas em intervalos de cerca de 24 horas. Durante esse período nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas à saúde como o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios (hormônio do crescimento, insulina e outros), consolidação da memória, isso sem falar no relaxamento e descanso da musculatura.
A real importância do sono
Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas, para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e até aumentar a longevidade. Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono. O efeito de uma madrugada em claro é semelhante ao de uma embriaguez leve: a coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica comprometida, ou seja, sem o merecido descanso o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantíssimas.
Na infância, cerca de 90% do hormônio do crescimento é liberado durante o sono. Crianças que dormem mal têm mais chances de ter problemas no seu desenvolvimento físico.
O sono é dividido em 4 estágios.
O 1º estágio é iniciado com sonolência e dura de 1 a 2 minutos, predominando as sensações de vazio, pensamentos incertos, mioclonias das mãos e pés, lenta contração e dilatação pupilar e a atividade da visão fica relacionada com acontecimentos vividos recentemente.
No 2º estágio, o sono é mais profundo durando de 5 a 15 minutos, os despertares por estimulação tátil, fala ou movimentos corporais estão mais dificultados, a atividade da visão forma sonhos com uma história integrada.
O 3º e 4º estágios possuem semelhanças entre si, respectivamente duram em torno de 15 a 20 minutos e 40 minutos de sono profundo, necessitando de estímulos maiores para despertar. O 4º estágio caracteriza-se por secreção do hormônio de crescimento somatotrofina (GH) e síntese proteica, reparação tecidual e inibição do