Historia Moderna
História – 3º Período (Noturno)
História Moderna I
Docente: Luiz Filipe Furtado Rosa
Discente: Silvana Mota Barbosa
Respostas da Primeira Avaliação de História Moderna
1) Maquiavel considerava que a principal obrigação de um governante era manter o poder e a segurança do país que governa. Uma idéia um tanto tirana, no preceito em que os fins justificam os meios.
Os Conselhos de Catarina de Médicis e os demais (espelhos dos príncipes) vieram com uma diferente idéia no quesito da formação dos governantes, onde estes deveriam agir de acordo com o bem comum, parecer bom, piedoso e íntegro, mesmo não o sendo. O que difere da idéia tirana de governo de Maquiavel.
Estes conselhos, de acordo com Nobert Elias, eram considerados como manuais de governo justamente pelo objetivo em que eram exercidos. Eram conselhos de instrução moral para os governantes, ditavam o que deveria e não deveria ser feito e como estes deveriam agir diante as classes sociais da população governada.
2) A estrutura da sociedade no estado absolutista divide-se entre três classes: clero, nobreza e terceiro estado. O clero e a nobreza eram dotados de privilégios governamentais, o clero vivia de dízimos e não lhe era imposto o pagamento da talha. A nobreza era totalmente financiada por impostos sobre a população servil a qual utilizava de suas terras. E o terceiro estado era dotado de burgueses, artesão e camponeses a maioria sem privilégios.
As relações entre essas classes se dão principalmente entre a nobreza e a alta burguesia do terceiro estado. O rei instigava o conflito entre eles, visto que cedia títulos de nobreza abençoados pelo clero aos burgueses que tivessem dinheiro, e os apoiava diante os “antigos” nobres e o clero. Ao mesmo tempo, concedia privilégios ao clero e domesticava a nobreza, atraindo-a a seus palácios por meio de cargos e pensões, visando o “equilíbrio” entre a burguesia e a nobreza.
Nota-se que esta alta burguesa, “nova