HISTÓRIA MODERNA
A história moderna esta compreendida entre 1400 a 1700 (séculos XV e XVIII na Europa) existindo uma priorização eurocêntrica quando falamos de história moderna, mas, abrangendo todo mundo de certa forma. A Europa é uma invenção grega no inicio do século VIII e fim do século VII a.C., o poeta Hesíodo foi o primeiro a empregar esse nome e o “pai da Historia” Heródoto, no século V A.C. escreveu: “quanto a Europa”, parece que não se sabe de onde veio seu nome e nem quem deu, porém, em Tiro, na margem asiática do mediterrâneo (atualmente no Líbano) nasceu uma lenda que uma princesa se chamava Europa (filha do rei Agenor), certa noite ela teve um sonho: duas terras sob o aspecto de duas mulheres brigavam por sua causa. Uma “Terra da Ásia” queria ficar com ela, a outra a “Terra da frente” queria leva-la para o mar, sob a ordem do rei dos deuses, Zeus. Ao acorda a princesa foi colher flores a beira mar, onde um touro poderoso e gentil surgiu das vagas e a fez montar em seu dorso, revelando que era Zeus metamorfoseado em animal levando-a para ilha de Creta, unindo-se a ela tornando-a mãe de nobres filhos, todavia, Europa é um nome misterioso para os estudiosos.
A história moderna tem na navegação com o descobrimento do Brasil em 1500 e a conquista de Ceuta (atual Marrocos) em 1415 províncias que ligava a África a Europa como um dos grandes descobrimentos da navegação dos séculos XV e XVI. Com o surgimento das grandes invenções como papel a pólvora a bússola e a imprensa surgem à iniciação do estudo da idade moderna.
O eixo econômico da Europa das regiões do Mediterrâneo para as margens setentrionais do Atlântico foi possível graças a expansão marítima comercial e colonial. A formação dos Estados Nacionais foi realizada da seguinte forma: Portugal, França e Inglaterra, posteriormente só no século XIX constituíram-se países Itália e Alemanha aproximadamente entre 1870 e 1871.
O feudalismo foi o sistema politico, econômico e social da Idade Média