qualidade de vida
PROFESSOR:
QUALIDADE DE VIDA E COLABORAÇÃO
ALUNA
Brasília,
EMPRESAS PREOCUPADAS COM O APRENDIZADO, A COLABORAÇÃO E A SAÚDE DE SEUS COLABORADORES.
A Saúde dos colaboradores tem se tornado cada vez mais importante para a organização, mas ainda assim tem algumas organizações que utilizam como pura estratégia de marketing.
A doença do século é a obesidade que hoje atinge uma maioria, acumulando com a diabetes, o colesterol ruim e o infarto, dentre varias outras vindas do sedentarismo, causado pela diminuição, falta ou ausência da atividade física, seja ela pela falta de tempo ou correria da vida moderna com o aumento da tecnologia hoje se produz cada vez mais e com isso exige do colaborador cada vez mais.
Com tanto índice de afastamento medico há uma diminuição da produtividade, e aumentando o absenteísmo. Com isso as empresas viram que tratando dos colaboradores seus lucros aumentariam, ou seja, é uma forma que prevenir prejuízos posteriores com faltas e licença médica, afinal colaboradores saudáveis rende mais.
Pensando nisso as empresas estão implantando programas de promoção a saúde com isso os colaboradores sentem se motivados e valorizados pois estes programas se estendem as famílias dos colaboradores, dando tranqüilidade ao trabalhador, e resultando em uma ação preventiva em relação a doenças. As ações deste programa incluem a conscientização da importância de uma alimentação saudável e balanceada, a prática regular de exercício físico, buscando a redução do sedentarismo.
Como ação também é usada a contratação de empresas especializadas, que atuam com questionários que avaliam a situação dos colaboradores, que ministram palestras em volta do assunto, que atuam com planos de saúde, e clinicas conveniadas para atendimento empresarial num todo.
Existem empresas que se preocupam tanto com o capital humano que estão investindo em um espaço de vida saudável, onde o funcionário tem a possibilidade de cuidar não só da saúde física,