Qualidade de vida
Condições de vida, estilo de vida e imagem corporal. A Qualidade de vida é uma forma de medir as condições de vida, para isso temos amplo local de analise, pois envolve tanto saúde, educação, o nosso psicológico como o físico e a convivência em família, na sociedade. Estilo de vida é aprendido e seguido durante toda trajetória da nossa vida. Segundo Nahas (2001) defende a adoção de comportamentos saudáveis, deixando clara a importância do exercício e da atividade física para um estilo de vida saudável. Podemos dizer que estilo de vida é definido como ações do dia a dia que refletem as atitudes, os valores e as oportunidades das pessoas, deve-se valorizar tudo que vai trazer benefícios a nossa saúde como por exemplo: ter um alimentação equilibrada, fazer atividade físicas regularmente, controlar o estresse entre outros. Vários são os costumes que contribuem para o estilo de vida: Seja a forma de se alimentar, o que comer e quando comer sendo as vitaminas, proteínas, carboidratos e minerais, a praticar atividade física dentro de suas limitações, etc. Devemos lembrar que existe a dificuldade de pessoas em determinada condição social e histórica tem de modificar e de manter em uma nova condição de vida. Segundo Roberts, Robergs & Hanson (1997) descreveu de forma minuciosa as intercorrências e variáveis relacionadas ao processo dos quatro estágios são eles:
Pré-contemplação: A pessoa não tem a consciência sobre a mudança, e acha que não vale a pena.
Contemplação: Nesse caso a pessoa já é motivada ou pela família, ou a partir de exemplos que são dados no meio que se vive. Projetos educacionais facilitam essa mudança percebendo os custos e os benefícios de longo prazo.
Ação: Nesse estágio a pessoa que esta na prática regular de exercícios ou atividade física tem grande chance de permanecer nessa etapa ao planejar suas metas a serem compridas sejam elas a curto ou em longo prazo.
Manutenção: Tudo que se faz tem que tem uma manutenção