Qualidade de vida
O que se entende por "qualidade de vida", na antiguidade não se dava um valor a isso achavam que era só corpo mas hoje se estende por muitos caminhos, impossível se partir de um único ponto, porque a qualidade de vida é tão importante para prolongar nossa saúde , precisa ser bem resolvida com vários fatores como a alimentação certa, prazeres pessoais e a movimentação do corpo e o estado de espírito.
Qualidade de vida é um conjunto de ações de corporeidade que apartir do primeiro momento pode-se mudar tudo, porque não adianta fazer um único exercício e achar que vai resolver todos os seus problemas, ou só mudar sua alimentação, ou usar o seu corpo de maneira que não esteje ajudando como um benefício á melhoria.
E é ai que entra a Motricidade, "Corpo cansado, mente Cansada" assim descobre-se que a corporeidade e motricidade estão ligadas, como diz os estudos à varios séculos.
Estudos nos dizem que as vezes o corpo nos dá sinais que não é só o movimento que vai ajudar, e sim temos que prestar atenção nos sinais do comportamento (psicológicos) para conseguir ir mais a fundo em um certo diagnóstico.
Nós profissionais de Fisioterapia temos que nos adequar que uma coisa puxa a outra, aprender que o corpo pode refletir que a mente esta precisando de uma ajuda também muitas vezes o trabalho mental precisa andar junto do trabalho fisíco.
Nunca deixar de exercitar o corpo e a mente, um simples gesto pode mudar muita, mais muita coisa, como se espreguiçar ao se levantar pela manhã ou atrasar seu relogio em 5 min para exercitar a mente. Fazer coisas que gosta, comer bem e saúdavel, vai dar prazer e satisfação isso sem dúvida ira elevar a autoestima e sucessivamente encontrará resultados para o bem estar pessoal.
Ai sim terá uma boa qualidade de vida.
Telma C. A. dos Santos
Fisioterapia 1º semestre manhã