Qualidade de vida
Introdução O trabalho a seguir versa sobre a qualidade de vida dos funcionários do Restaurante Fellini, que é um restaurante situado no Rio de Janeiro no Bairro Leblon, sendo reconhecido pelo bom atendimento e boa comida que é vendida a quilo. Com um cardápio variado e incomparável, a principal busca do restaurante é pela satisfação da clientela, para que isso aconteça, os seus clientes internos também precisam estar contentes. O gestor do restaurante visa principalmente às condições de vida dos funcionários no trabalho, fazendo com que eles se sintam seguros e capazes de realizar suas tarefas diárias com desenvoltura. Nelson Laskowsky preza pela gestão participativa de todos os colaboradores, criando um sistema de premiação onde quem dá uma boa idéia que posteriormente é colocada em prática é recompensado, o que funciona como um tipo estímulo trabalhista. Assim sendo, a equipe se esforça ao máximo para que o restaurante tenha um bom resultado, onde os garçons são beneficiados também ao fim do dia, através da divisão espontânea dos ganhos adquiridos através de seu atendimento. O ambiente de clima tranquilo e harmonioso ocorre não somente para os clientes como também para funcionários que são reconhecidos pelas suas boas ações, o que acarreta na satisfação pelo o que fazem, trazendo um bom resultado para os envolvidos.
Com o investimento de Nelson na gestão cooperativa o restaurante obteve mais lucros e reconhecimento dos clientes, que procuram o restaurante diariamente por conta da boa alimentação e do bom atendimento.
Desenvolvimento
A qualidade de vida dos colabores é um foco estratégico do empreendimento em questão. Búrigo (1997) afirma que “a qualidade de vida no trabalho busca humanizar as relações de trabalho na organização, mantendo uma relação estreita com a produtividade principalmente com a satisfação do trabalhador no ambiente de trabalho”. Sabe-se que para se desenvolver um bom trabalho o