Qualidade de vida
Qualidade de vida: Projecto Alfena
Qualidade de vida: Projecto Alfena
Docente: Prof. Doutora Isabel Silva Discente: Maria Rosa Santos, nº 22282 Curso: Psicologia 3º ano
Porto – 2011/12 Introdução
Nos últimos anos tem havido um elevado interesse sobre o tema Qualidade de vida, tanto no meio científico como no cotidiano das pessoas (senso comum). Esta temática está directamente ligada à melhoria das condições de vida das pessoas, contribuindo para isso as politicas adoptadas na melhoria dos cuidados de saúde, organizacional, social e familiar.
O tema a explorar neste trabalho é a Qualidade de Vida e visa o enquadramento do projecto Alfena “Aprender para o sucesso: Estilos de aprendizagem e qualidade de vida para alunos do 7º ano”. Este projecto tem por objectivo identificar eventuais problemas de aprendizagem dos alunos, bem como saber que conceitos têm acerca de Qualidade de Vida, e ainda, encontrar estratégias que vão de encontro às suas necessidades na área escolar. O projecto nasceu de uma parceria entre a Universidade Fernando Pessoa e o agrupamento de escolas de Alfena.
Para avaliar a Qualidade de Vida foi administrado o questionário Kidscreen-27, versão reduzida do Kidscreen-52 e na área escolar foi administrado o questionário de Estilos de Aprendizagem.
Este trabalho é transversal a outras unidades curriculares, contudo, daremos mais enfoque à Qualidade de Vida que se insere na unidade curricular Psicologia Clínica e da Saúde.
Conceito de qualidade de vida/Aspectos históricos
A primeira pessoa a utilizar a palavra qualidade de vida foi o presidente dos E.U.A., Lyndon Johnson em 1964 ao declarar “os objectivos não podem ser medidos através do balanço do banco. Eles só podem ser medidos através da qualidade de vida que proporcionam às pessoas” (WHO,1998).
A meio da década de 70, Campbell (1976) tentou explicar as grandes dificuldades que havia na altura em definir QDV em que refere “qualidade de