qualidade de vida no trabalho
Os seres humanos estão se preocupando cada vez mais com sua saúde e BEM ESTAR sua alimentação, porém diante da correria habitual do dia-a-dia, não conseguem ter uma alimentação adequada que supra suas necessidades físicas e mentais para um melhor desempenho de sua vida profissional e particular.
Diante desse cenário, a tendência é que as empresas promovam orientações nutricionais, contratando profissionais especializados, proporcionando aos seus colaboradores uma alimentação balanceada e regrando seus cardápios de acordo com as necessidades de cada setor, repondo as energias utilizadas no período trabalhado.
Além da orientação nutricional, as empresas buscam alternativas para manter a saúde dos seus colaboradores, ou seja, programas de inovação de QVT visando sua produtividade, lucro e satisfação no ambiente organizacional. Os programas antitabagismo, controle de álcool e drogas, musicoterapia, preparação para aposentadoria e terapias alternativas, são considerados como algumas das tendências de QVT, discorridos a seguir:
a) programa antitabagismo: auxilia os colaboradores a abandonarem o vício de fumar. O objetivo é restringir o número de fumantes, reduzir os gastos com saúde, prevenindo doenças respiratórias, cardiovasculares e câncer. Além desses benefícios, as empresas ganham com a diminuição do absenteísmo e o aumento da produtividade, tendo em vista que o colaborador não fará pausa em sua jornada de trabalho para tal hábito;
b) controle de álcool e drogas nas empresas: é a estratégia mais eficaz para precaver o ambiente de trabalho dos seus efeitos causados. Para o sucesso do programa, é necessário mover a direção, mudar a cultura organizacional ao traçar regras, um bom planejamento e uma cautelosa execução com auxílio de tecnologias inovadoras e eficientes formas de tratamento. O programa baseia-se em diagnóstico, prevenção, controle e recuperação;
c) musicoterapia: utiliza a música para o desenvolvimento do