Qualidade de vida no trabalho
Ao longo deste trabalho serão abordados temas relacionados com a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). O ser humano tem a necessidade de sentir-se valorizado e realizado, e muitas vezes não sabemos dosar o profissional com o pessoal. Temos que conciliar ambas as partes para que não haja interferência de forma negativa em nenhum dos âmbitos.
Além disso, analisaremos programas que algumas organizações utilizam com o intuito de desenvolver alguns princípios como: boa cultura, bom clima organizacional, boa saúde, tanto física quanto psicológica, tentando reduzir os níveis de estresse visando à satisfação de seus colaboradores.
Para tanto, deve-se verificar a melhor maneira de implementar práticas voltadas à saúde das pessoas que compõem a empresa, de modo que seja um agente causador de satisfação e até mesmo motivação às mesmas.
Por que se preocupar com a qualidade de vida dos colaboradores? Haverá algum benefício à empresa ou apenas ao indivíduo? São questões importantes a serem analisadas pelas organizações, visto que, adotando um olhar sistêmico dentro do ambiente corporativo, frisando o capital intelectual, principalmente, tende a contribuir no alcance de resultados positivos à empresa.
1. NO QUE CONSISTE O TERMO QUALIDADE DE VIDA?
Qualidade de vida é ter plena consciência dos benefícios à saúde que essa escolha trará para as pessoas. Vale salientar que além dessa filosofia trazer melhorias à saúde de colaboradores, também se torna um diferencial à organização, no que diz respeito à competitividade.
“Qualidade de Vida é a busca contínua da melhoria dos processos de trabalho, os quais precisam ser construídos não só para incorporar as novas tecnologias como para aproveitar o potencial humano, individual e em equipe. No contexto empresarial ela se insere na qualidade organizacional, no repensar contínuo da Empresa.” (Limongi-França, 1998)
Como implantá-la no ambiente de trabalho? Não é uma tarefa fácil, pois a qualidade de vida