Qualidade de vida no trabalho
O ambiente empresarial tem buscado a competitividade em virtude das profundas mudanças ocorridas na economia mundial, nas relações sociais e políticas, na tecnologia, na organização produtiva e nas relações de trabalho. Diante dessa situação a qualidade de vida no trabalho vem ganhando espaço dentro das empresas, para que garanta a satisfação dos funcionários e um bom clima organizacional.
Qualidade de vida no trabalho é o conjunto das ações de uma empresa no sentido de implantar melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais no ambiente de trabalho (LIMONGI-FRANÇA, 1996).
O desempenho no cargo e o clima organizacional representam fatores importantes na determinação da QVT. Se a qualidade do traba1ho for pobre, conduzirá a alienação do empregado e a insatisfação, a má vontade, ao declínio da produtividade, a comportamentos contraproducentes (como absenteísmo, rotatividade, roubo, sabotagem, militância sindical etc.).· Qualidade do trabalho elevada conduz a urn clima de confiança e respeito mútuo, no qual as pessoas tendem a aumentar suas contribuições e elevar suas oportunidades de êxito psicológico enquanto a administração tende a reduzir mecanismos rígidos ao controle social. (CHIAVENATO, 2008, p. 487)
Para ROBBINS, 2005, p.23:
A premissa de que os funcionários satisfeitos são mais produtivos do que os insatisfeitos foi uma doutrina básica para os executivos durante anos. Embora haja questionamentos sobre essa relação casual, pode-se argumentar que as sociedades mais avançadas devem se preocupar não apenas com o aspecto quantitativo- ou seja, alta produtividade e bens materiais-, mas também com a qualidade de vida.
Segundo Chiavenato ao lado da higiene e segurança do ponto de vista físico e ambiental existe o lado do bem-estar psicológico e social. O termo Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) foi cunhado por Louis Davis na década de 1970 quando desenvolvia um projeto sobre desenho de cargos. Para ele, conceito de