QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Trabalho apresentado à disciplina Psicologia Organizacional e do Trabalho, ministrada pela professora Lorena Belchior, para obtenção parcial de nota no curso de graduação em Psicologia, da Faculdade Alves Faria.
Introdução
O termo Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) foi cunhado por Louis Davis na década de 1970, quando desenvolvia um projeto sobre desenho de cargos. O conceito de QVT refere-se à preocupação com o bem-estar geral e a saúde dos trabalhadores no desempenho de suas tarefas. Atualmente, o conceito de QVT envolve tanto os aspectos físicos e ambientais como os aspectos psicológicos do local de trabalho.
Este trabalho tem como objetivo apresentar os fatores que influenciam a qualidade de vida no trabalho nas organizações. Assim percebe-se a importância de fatores como: igualdade de oportunidades, identidade da tarefa, remuneração justa, entre outros.
Qualidade de Vida no Trabalho
A QVT tem sido utilizada como indicador das experiências humanas no local de trabalho e do grau de satisfação das pessoas que desempenham o trabalho. O conceito de QVT implica um profundo respeito pelas pessoas. Para alcançar níveis elevados de qualidade e produtividade, as organizações precisam de pessoas motivadas, que participem ativamente nos trabalhos que executam e que sejam adequadamente recompensadas pelas suas contribuições.
A competividade organizacional passa obrigatoriamente pelas QVT. A organização que investe diretamente no funcionário está na realidade investindo indiretamente no cliente. A QVT representa em que grau os membros da organização são capazes de satisfazer suas necessidades pessoais através do seu trabalho na organização.
A QVT envolve uma série de fatores:
A satisfação com o trabalho executado
As possibilidades de futuro na organização
O reconhecimento pelos resultados