Qualidade de Vida no trabalho
Fortaleza / CE
2013
Objetivo: Entender um pouco mais sobre a qualidade de vida no ambiente familiar e no trabalho. Apontando os fatores positivos e negativos que contribuem para o crescimento ou desaparecimento da qualidade de vida.
Estudar, Graduar-se, conseguir um bom emprego ou até mesmo ter o próprio negócio e tudo isso com um único objetivo conquistar a tão sonhada qualidade de vida.
Qualidade de Vida: é o método usado para medir as condições de vida de um ser humano. Envolve o bem espiritual, físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida.
Não deve ser confundida com padrão de vida (medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis).
Qualidade de vida no trabalho
A expressão qualidade de vida no trabalho só foi introduzida, publicamente, no início da década de 70, então com isso surge um movimento pela qualidade de vida no trabalho, devido à preocupação com a competitividade internacional e o grande sucesso dos estilos e técnicas gerenciais dos programas de produtividade japonesa, centrado nos empregados.
A qualidade de vida no trabalho tem sido uma preocupação do homem desde o início de sua existência com outros títulos em outros contextos, mas sempre voltada para facilitar ou trazer satisfação e bem estar ao trabalhador na execução de sua tarefa.
As práticas a seguir representam um esforço para a melhoria das condições de trabalho.
Maior participação dos funcionários nos processos de trabalho, ou seja, uma tentativa de eliminação da separação entre planejamento execução.
Descentralização das decisões;
Redução de níveis hierárquicos;
Supervisão democrática;
Ambiente físico seguro e confortável;
Além