Qualidade de vida no trabalho
1- Conceito:
A partir da década de 70, as empresas passaram a dar uma qualidade de vida diferente, aos seus funcionários, eles passaram a não ter mais os seus fins de semanas e feriados. Partindo do entendimento que grande parte da vida adulta é dedicada as atividades. Tudo isso parece ser normal até que passou afetar diretamente a vida dos indivíduos, como por exemplo, problemas de saúde, desentendimentos e problemas familiar , etc. Isso tudo fez com que os profissionais passassem mais tempo das suas vidas dentro das empresas produzindo, pois eram sempre cobrados por melhores desempenhos. Segundo o autor, Conte, Antônio Lázaro: “O lado profissional passou, portanto, a ser a face predominante do ser humano, que se sentiu forçado a ser um super profissional e , para tanto, não poupa esforços em jornadas de trabalho acima de 12 horas diárias.”
Podemos entendê-la como um programa que visa facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador ao desenvolver suas atividades na organização, tendo como idéia básica o fato de que as pessoas são mais produtivas quanto mais estiverem satisfeitas e envolvidas com o próprio trabalho.
2- A importância da QVT:
A QVT é importante na vida dos empregados, pelo fato de hoje em dia não se levar mais problemas de casa para o trabalho e sim ao contrário, se leva os problemas do trabalho para casa e não só isso, como também e levado trabalhos para ser terminados em casa..
Os funcionários da empresa estando motivado, ele tem um melhor rendimento dentro das organizações, fazendo com que os mesmos consigam atingir suas metas e seus objetivos.
Segundo Gonçalves, André Lúcio “o objetivo da QVT é procurar entender a importância da qualidade de vida no trabalho a qual tem sido muito comentada nos últimos tempos devido às novas políticas ambientais que as empresas estão sendo submetidas”.
O homem moderno está se desgastando para cumprir as metas estabelecidas pelas empresas com o