Qualidade de vida no trabalho - motivação e produtividade
7542 palavras
31 páginas
RESUMO: Este Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Centro Universitário UNA tem por objetivo analisar as necessidades de qualidade de vida no ambiente de trabalho relacionando-as com a produtividade e os resultados de seus colaboradores. Para tanto serão discutidas questões referentes às expectativas, satisfação e qualidade de vida no trabalho. A temática qualidade de vida no trabalho vem conquistando importância no contexto social, por atingir as expectativas e projetos de vida da coletividade de funcionários e empresas. O mundo do trabalho vem sofrendo transformações que estão relacionadas à competitividade e crescimento tecnológico. Assim, este Trabalho de Conclusão de Curso pretende desenvolver as categorias conceituais de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), compensação justa e adequada; condição de trabalho; oportunidade de uso e desenvolvimento de capacidades, oportunidade de crescimento e integração social no trabalho. Ambas relacionadas no ambiente empresarial da Furacão Ventiladores.
Palavras-chave: Qualidade de Vida no Trabalho (QVT); Motivação, Produtividade.
1. INTRODUÇÃO
De acordo com Rodrigues (1994, p.76), a qualidade de vida no trabalho tem sido uma preocupação do homem desde o início de sua existência, mas sempre voltado para facilitar ou trazer satisfação e bem estar ao trabalhador na execução de sua tarefa, e por isso que muitos empresários estão percebendo que melhorar a qualidade de vida de seus funcionários e de suas famílias, torna a empresa mais saudável, competitiva e produtiva. Essa é a principal função da Qualidade de Vida no Trabalho, ela está baseada em dois aspectos importantes que é o bem-estar do trabalhador e a eficácia organizacional.
Empresas que não possuem profissionais motivados, qualificados, treinados especificamente para atender a demanda do mercado não conseguem se manter no mercado. Pois o aumento de serviços, produtos e a competitividade devem acompanhar a evolução,