Qualidade de vida no trabalho x fator tempo
ANDRÉIA VIRGINIA SPALL
INTRODUÇÃO
Atualmente vivemos em mundo de constantes mudanças, globalizado e competitivo, sendo que a busca por resultados satisfatórios torna-se cada vez mais desafiadora para as organizações. Essa preocupação com a competição global faz determinadas empresas agirem, algumas vezes, de forma desumana, exigindo esforços cada vez maiores sem uma compensação adequada.
Tal desafio exige muito mais do trabalhador a capacidade de suportar cobranças e viver sob pressão, bem como lidar com o medo do futuro. O individuo se depara com uma serie de desafios, que sem dúvida influenciam no seu desempenho profissional. Assim, o ser humano é obrigado a mexer no seu ritmo interno, encontrando, algumas vezes, dificuldades para lidar com seus conflitos.
Diante desse contexto, a condição humana no trabalho torna-se uma das preocupações dos gestores e a qualidade de vida do trabalhador passa a ser tratada com maior zelo nas organizações. Percebe-se que essa melhoria na qualidade de vida do ser humano causará impacto na produtividade dos indivíduos no seu ambiente de trabalho.
Nesse contexto, o presente texto tem como objetivo descrever alguns conceitos de qualidade de vida no trabalho, bem como apresentar uma questão que afeta diretamente a qualidade de vida no trabalho: a competição entre o pessoal e o profissional.
1. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Qualidade de vida no trabalho vem se tornando cada vez mais uma preocupação para as empresas, pois condições adequadas para o ambiente de trabalho afetam diretamente a produtividade. Consequentemente se preocupam em oferecer um ambiente que traga para o individuo respeito, segurança, bem-estar, entre outras coisas, proporcionando assim um ambiente propício e favorecendo a qualidade de vida.
Para Chiavenato (2004), além das condições físicas de trabalho que importam, as condições sociais e psicológicas