Primeiro dia de aula
O retorno à escola pode ser uma boa oportunidade para acolher as descobertas vivenciadas pela turma durante as férias. Provavelmente, todos querem contar as novidades. Convide-os a elaborar cartões-postais, registrando as cenas e as histórias que gostariam de narrar aos amigos. Aproveite para contar a história do cartão-postal e a importância que esse tipo de correspondência tem, desde o século XIX, para viajantes em férias. Segundo o siteWikipédia, “o cartão-postal é uma simplificação da carta. Trata-se de um pequeno retângulo de papelão fino, com a intenção de circular pelo Correio sem envelope, tendo uma das faces para o endereço do destinatário, postagem do selo, mensagem do remetente e, na outra, alguma imagem”.
Providencie os cartões recortando-os em papel mais encorpado e deixe que a turma relembre os melhores momentos das férias, entre desenhos coloridos e pequenos textos. Se possível, apresente alguns postais encontrados em banca de jornal. Ao final, cada aluno apresenta, na roda de conversa, sua produção e conta com mais detalhes a experiência vivida. Incentive-os a ouvir com atenção, mantendo o respeito e a delicadeza da escuta para que todos se sintam acolhidos nesse momento. Se puder, amplie para uma exposição dos trabalhos e, quem sabe, a troca de postais entre outras turmas e escolas do bairro. Sistematizando
Resgate com os alunos os conceitos inicias sobre acolhimento, usando as anotações das primeiras ideias da turma. Em seguida, incentive os comentários sobre o quanto aprenderam com as experiências do outro. Direcione as reflexões para a construção de atitudes acolhedoras que tenham o objetivo de manter o bem-estar de todos.
Direitos e deveres
Já nos primeiros dias, estabelecer os famosos combinados pode evitar problemas e garantir um bom relacionamento ao longo do ano. Comece discutindo com a garotada o que espera do ano que se inicia e qual a melhor maneira de trabalhar em grupo para alcançar esses objetivos.