Sistemas
MicroStrategy, Success Story: Lexmark, 2006, apresentado por Turban, Sharda, Aronson eKing.
A Lexmark International é um fabricante global de produtos e soluções de impressão. Conta com cerca de 12 mil funcionários e mais de 50 escritórios de vendas em todo o mundo. Milhares de parceiros comerciais vendem produtos Lexmark em mais de 160 países.
Problema
Por estar em um setor extremamente competitivo, a Lexmark necessita de informações detalhadas, precisas e oportunas para o suporte à decisão e a implementação de estratégias. Isso ganha uma importância particular quando se trata do fluxo de dados entre Lexmark e seus parceiros no varejo. As informações mais expressivas são sobre volumes de vendas em todos os lugares e níveis de estoque. O sistema antigo era lento, ineficiente e cheio de erros. Os problemas ocorriam tanto com fluxos provenientes dos parceiros quanto com o fornecimento de dados. Após o fornecimento dos dados, os resultados com frequência eram copiados de planilhas e colados em relatórios; o processo normalmente levava quatro dias ou mais para produzir respostas a perguntas comuns de negócios. Os representantes de vendas que trabalhavam externamente tinham de conectar-se à intranet. Uma vez estabelecida a conexão, os analistas e os representantes de vendas tinham de escrever consultas em SQL e navegar pelo mainframe para gerar relatórios à gerência, alguns dos quais eram baseados em dados imprecisos, de uma semana atrás.
Solução
A Lexmark implementou uma solução de BI da MicroStrategy. A aplicação é uma adaptação de BI para o varejo, conhecida hoje como Retail BI System. Este sistema permite que compradores, analistas financeiros, analistas de marketing, gerentes regionais, comerciantes e representantes de vendas externos analisem os dados de vendas e estoques a partir de seus computadores ou dispositivos móveis. O sistema, alimentado por Data Warehouse da IBM,