QUALIDADE DE VIDA NO DESEMPENHO DO TRABALHO
QUALIDADE DE VIDA NO DESEMPENHO DO TRABALHO
Trabalho desenvolvido durante o módulo de psicologia do trabalho, como parte da avaliação final, da turma 08 do curso técnico em edificação.
Aluno: Baldock
Professor (a):
Turma:
SÃO GONÇALO
04/02/2014
1. Introdução
O presente trabalho destina a abordar e conscientizar sobre a importância da psicologia do trabalho, no que diz respeito à qualidade de vida do trabalhador em desempenhar suas rotinas profissionais. A psicologia tem um papel importante para as diretrizes funcionais de todas as organizações, nela são confiadas às atribuições de identificar, compreender e proporcionar na medida do possível, um ambiente de trabalho agradável, que resulte em bem-estar para os colaboradores. Segundo os estudos apontados pela ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida) a satisfação no trabalho está ligada diretamente ao aumento de criatividade e nos desempenhos operacionais dos funcionários, ou seja, é de extrema importância o processo de minimização de desgastes desnecessários no ambiente profissional, sejam eles por atritos entre pessoas, atos não motivadores, ambientes inseguros, falta de instruções ou treinamentos e dentre outros não citados. Portanto, a conscientização deverá alcançar os extremos das organizações, dentre operários e direções, de modo a criar um vínculo incentivador no que diz respeito à formação de equipes, no estudo da eliminação de condições inapropriadas para as atividades profissionais e propiciar o crescimento profissional através do investimento na educação.
2. Qualidade de vida no trabalho
Para ABQV, “qualidade de vida no trabalho refere-se ao nível de felicidade ou insatisfação com a própria carreira. Diz-se que, aqueles que gostam das suas carreiras, têm uma alta qualidade de vida no trabalho, enquanto aqueles que são infelizes, ou cujas necessidades não são preenchidas, de alguma forma, são considerados com uma baixa qualidade de