Qualidade de vida no ambiente organizacional
Introdução:
A pesquisa foi realizada na Nestlé Brasil Ltda, instada em Caçapava-SP, no ano de 1971, que se localiza, no Vale do Paraíba e possui hoje cerca de 79.000 habitantes.
A Nestlé tem o nome de seu fundador Henri Nestlé, químico alemão que inventou a fórmula da Farinha Láctea.
O Programa de Qualidade de Vida da Nestlé foi implantado em sua Sede em São Paulo no ano de 1998 e em Caçapava no ano de 2000, passando por um relançamento no ano de 2006.
O Programa de Qualidade de Vida da Nestlé tem como foco principal, manter o bom relacionamento entre os funcionários e com isto melhorar a produtividade e reforçar a imagem corporativa da empresa.
Metodologia
Trata-se de pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, valendo-se de análise documental e aplicação do formulário em Escala Likert.
Rensis Likert, criou a Escala Likert em 1932, sendo um instrumento de abordagem qualitativa e escala de classificação. É um conjunto de afirmativas e negativas que serão respondidas de acordo a uma escala de atitudes.
O formulário da Escala Likert aborda um conjunto de temáticas relativas ao Programa de Qualidade de Vida da Nestlé, com o propósito de medir o grau de satisfação e motivação de seus funcionários em relação ao programa e as demais atividades que a empresa desenvolve.
O universo da pesquisa são todos os funcionários da Nestlé, inclusive os terceirizados, e participaram da pesquisa 142 funcionários da empresa, onde constatou o maior número de respondentes do sexo masculino de idade entre 16 e 55 anos.
Foi utilizadas para a coleta de dados o formulário em Escala Likert, com 40 questões sobre o Programa de Qualidade de Vida da Nestlé, entre estas, havia questões afirmativas e negativas. Os formulários foram aplicados em um único encontro, na própria empresa, com abordagens individuais ou em grupo, onde foi solicitada aos funcionários que respondessem todos os itens do formulário e que as alunas presentes