Medidores de grandezas
Um Ohmímetro é um instrumento de medida elétrica que mede a resistência elétrica, ou seja, a oposição à passagem da corrente elétrica.
O modelo original de um ohmímetro provinha de uma pequena bateria que aplica uma tensão à resistência. É usado um galvanômetro para medir a corrente elétrica através da resistência. A escala do galvanômetro era marcada em ohms, porque a tensão fixa da bateria garantia que, conforme a resistência diminuisse, a corrente através do medidor aumentaria.
Um tipo de ohmímetro mais preciso possui um circuito eletrônico que fornece uma corrente constante I através da resistência, e outro circuito mede a tensão V (o V é usado pela física, mas os técnicos em eletrônica usam "E") sobre a resistência. De acordo com a seguinte equação, derivada da Lei de Ohm, o valor de resitência é dada por: Para medições de alta precisão, os ohmímetros citados acima são inadequados. Isto é devido ao medidor ler a soma das resistências do fio condutor da resitência sendo medida. Para reduzir este efeito, um ohmímetro de precisão tem quatro terminais, chamados contatos de Kelvin. Dois terminais transportam a corrente do medidor, enquanto os outros dois permitem medir a tensão diretamente sobre o resistor. Assim, qualquer queda de tensão através da resistência do primeiro par de fios é ignorada por esse tipo de medidor. Fig01: estrutura básica de um ohmímetro serie analógico. (
No circuito acima para cada valor de corrente existe um único valor de Rx , relacionados pela equação: ou
Para calcular o valor de E e de R precisamos montar duas equações relacionando as duas variáveis.
Uma equação é obtida impondo que para RX = 0 a corrente no instrumento será igual à de fim de escala IGM.
Obs: fazer RX = 0 é a operação chamada de zerar o ohmímetro, e deve ser feita obrigatoriamente toda vez que o ohmímetro for ser usado ou quando da mudança de escala .
Voltímetro