Qualidade de vida do idoso
A qualidade de vida tem sido preocupação constante do ser humano, desde o início de sua existência e, atualmente, constitui um compromisso pessoal à busca continua de uma vida saudável, desenvolvida à luz de um bem-estar indissociável das condições do modo de viver, como: saúde, moradia, educação, lazer, transporte, liberdade, outo-estima, entre outros. O termo qualidade de vida tem recebido uma variedade de definições ao logo dos anos. A QV pode se basear em três princípios fundamentais: capacidade funcional, nível socioeconômico e satisfação. A QV também pode estar relacionada com os seguintes componentes: capacidade física, estado emocional, interação social, atividade intelectual, situação econômica e autoproteção de saúde. Na realidade, o conceito de QV Varia de acordo com a visão de cada individua. Para alguns, ela é considerada como unidimensinal, enquanto, para outros, é conceituada como multidimensional. Sendo assim, o projeto de valorização da pessoa idosa visa proporcionar um momento de interação entre a comunidade da melhor idade do município e Assegurar o fortalecimento de vínculos familiares. Tal projeto se justifica devido à importância que deve ser dada aos aspectos sociais, culturais e emocionais dos idosos do município.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Proporcionar a comunidade da melhor idade atividades artísticas, culturais, recreativas, programas sociais, entre outros, que contribuem no processo do envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e sociabilidade, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário, e na prevenção de situações de risco social.
Objetivos Específicos
• Contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo; • Proporcionar um espaço de um bom convívio social; • Motivar ao desenvolvimento de novas potencialidades e capacidades para novos