Qualidade de vida do Idoso
PROJETO DE AÇÃO
1- APRESENTAÇÃO
O presente projeto de intervenção Qualidade de Vida do Idoso (PQVI) foi elaborado pela acadêmica de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR).
Os dados de serviço de saúde contidos no projeto são de atendimentos realizados na Unidade de Saúde da Família (USF) e o mesmo será voltado para o grupo de idosos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que também utilizam dos serviços da (USF), ambos do setor Taquari em Palmas-TO.
A Unidade de Saúde da Família (USF) faz parte da rede organizada do Sistema Único de Saúde (SUS), está localizado no setor Taquari, APM 22, quadra T 31, Avenida Comercial, tel. (63) 3031-1100 e o responsável é Sr. Onivaldo Souza Lima. A Unidade de Saúde da Família (USF) consiste numa pequena unidade funcional multiprofissional (médicos, enfermeiros e administradores), com autonomia funcional e técnica, que presta cuidados de saúde primários personalizados, num quadro de contratualização intensa, envolvendo objetivos de acessibilidade, adequação, efetividade, eficiência e qualidade. Configura um modelo organizacional leve e flexível e devem estar integradas em rede com as outras unidades funcionais do centro de saúde. A USF jamais deve perder de vista o usuário, responsabilizando-se pelas “referências” necessárias, contatando outros serviços, discutindo os casos, recebendo-os de volta, na contra-referência, para continuar atuando no nível dos cuidados básicos (BRASIL 2001).
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), também conhecido como “Casa da Família, atende famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, garantindo direitos de cidadania, a convivência familiar e comunitária. Palmas conta com dez (10) CRAS que estão distribuídos nas áreas de maior índice de vulnerabilidade, com objetivo