Qualidade de vida do idoso
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, POLÍTICAS E SOCIAIS - CEJURPS
CURSO DE DIREITO
A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA DA PESSOA IDOSA NO BRASIL
RENATA BIAZUSSI
ITAJAÍ, MAIO/2006.
II
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS, POLÍTICAS E SOCIAIS - CEJURPS
CURSO DE DIREITO
A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA DA PESSOA IDOSA NO BRASIL
RENATA BIAZUSSI
Monografia submetida à Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, como requisito parcial à obtenção do grau de
Bacharel em Direito.
Orientador: Professora Dra. Maria da Graça dos Santos Dias
ITAJAÍ, MAIO/2006.
III
AGRADECIMENTOS
Deus que existe e sem o qual nada seria possível.
Aqueles de quem herdei acima de tudo a força de vontade e a capacidade de ver no trabalho uma forma de enobrecer a existência humana: meus pais: Lino e Anir.
A minha orientadora, Professora Doutora Maria da
Graça dos Santos Dias, com quem venho aprendendo a cada dia, pela sua crença na importância da Terceira Idade. Ao longo de todo esse estudo, pude contar com o seu apoio, orientação e amizade constante, agradecer às oportunidades que me foram dadas e à confiança em mim deposida em realizar esta importante etapa em minha vida.
Aos meus irmãos, Clademir e Greicis, que mesmo estando longe de alguma forma me ajudaram, incentivaram, deram muito apoio.
Ao meu namorado Jorge, pelo amor, incentivo e companheirismo em todas as horas.
IV
DEDICATÓRIA
Dedico este trabalho a meus pais: Lino e Anir, os quais por toda a minha vida, me incentivaram pela procura do conhecimento, pelo apoio irrestrito, mas responsável, prestado a todas as minhas decisões e pelas constantes demonstrações de que a perseverança e a fé em um ideal são a chave para se atingir a plenitude do sentimento de vitória, e, por fim, ao grande amor deles, no qual, eu e meus irmãos Clademir e Greicis, fomos criados. 5
TERMO DE ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE