tratamento humano na história
Prof. Antônio marcos da Cunha
Ao longo da historia da humanidade, homens e mulheres foram submetidos a todo tipo de tortura e humilhação. Desde o surgimento dos primeiros homo sapiens no planeta há vestígios de crueldade.
A escravidão era comum, e essa condição era resultado da derrota nas guerras. O escravo era obrigado a terminar seus dias sob tortura e trabalho forçado.
A concepção de mulher como um ser inferior era comum entre os povos antigos, ser mulher, era para muitos motivo de desgraça. Muitos pensadores antigos contribuíram para instigar a idaia de inferioridade da mulher, como por exemplo Platão que certa vez afirmou: “Os homens covardes que foram injustos durante a sua vida, provavelmente serão transformados em mulheres quando reencarnarem” Aristóteles por sua vez afirmou que: “a fêmea é fêmea em virtude de certas faltas de qualidade”.
As formas pelas quais muitos castigos e punições eram aplicados na antiguidade mostrava uma crueldade sem precedentes. Dentre as tantas torturas havia entre os romanos o tripalium, objeto de tortura com três estacas cruzadas, na qual amarravam o condenado nos pés e nas mãos e ateavam fogo.
Dos instrumentos de tortura, a crucifixão romana era a mais temida. Os indivíduos considerados mais vis perante a sociedade recebiam essa pena, porém a história revela que os romanos também crucificavam mulheres e crianças. O crucificado, muitas vezes ficava nu por um, dois e até três dias agonizando na cruz, e isso servia de exemplo para os demais e gerava muito medo aos povos dominados pelos romanos. Muitas vezes o agonizante na cruz era devorado aos poucos pelos corvos ou outras aves de rapina.
Na Europa, o comando politico socioeconômico ficou com a tutela da igreja católica e dos Senhores Feudais. Na Ásia, quem comandou a sociedade de forma geral foi a religião Islâmica, que surgiu no século VII.
Na Europa, a inquisição torturou e matou inúmeras pessoas. Foi uma época de