capitalismo
A grande consequência do capitalismo financeiro é a concentração do poder nas mãos de países desenvolvidos, os quais, literalmente, mandam e desmandam no resto do mundo. Juntamente com a exploração dos pobres, outros pontos fracos do capitalismo são a destruição dos recursos naturais e exalação de compostos poluentes, que gradativamente contribuem com a destruição do nosso ecossistema.
Por outro lado, o capitalismo permite a livre concorrência no que se refere a indústrias, fábricas e pequenos empreendimentos, e traz por consequência o crescimento pessoal impulsionado pela concorrência do mercado e aprimoramento dos produtos oferecidos ao consumidor. Há também a destacar o grande incentivo à tecnologia proporcionado pela liberdade de investidores em permitir o desenvolvimento da robótica, tratamento de doenças e utilidades que facilitam o dia-a-dia.
Portanto, ao analisar o capitalismo encontramos vantagens e desvantagens, assim como qualquer outro sistema proposto na história pelos humanos. Isso nos revela que, apesar de tantas críticas no que se refere a desigualdade e exploração, a maioria prefere viver com liberdade (de expressão, econômica, etc) a conviver com um sistema autoritário e repressor. O capitalismo é o sitema econômico que predomina na atualidade. Com o avanço da globalização, prática que remete ao século XV com as grandes navegações, o homem busca o maior lucro possível em detrimento de matéria prima e mão de obra baratas. O atual exemplo dessa prática é a