Vida social
Filosofia
Diversos sentidos da palavra filosofia Etimologia – Filosofia
Philos
– “aquele que tem sentimento amigável” Sophia – “Sabedoria”
INTRODUÇÂO À FILOSOFIA
Professora: Liana Ximenes Disciplina: Filosofia
Filosofia - Amor a sabedoria, Amizade pela sabedoria. Atribui-se ao filósofo Pitágoras de Samos a invenção da palavra filosofia.
Filosofia
Sabedoria - que não é o conhecimento simples, superficial, como o do senso comum ou o conhecimento permeado pela fantasia, próprio daquele que acredita nos mitos.
“[...] a filosofia surgiu quando alguns pensadores gregos se deram conta que a verdade do mundo e dos humanos não era algo secreto e misterioso que precisasse ser revelado por divindades ou por alguns escolhidos, mas que, ao contrário, podia ser conhecida por todos por meio das operações mentais de raciocínio, que são as mesmas em todos os seres humanos.[...] os conhecimentos podem ser transmitidos e ensinados a todos.
Senso Comum
Filosofia segundo o senso comum
O senso comum é o tipo de conhecimento superficial das coisas e por isso mesmo está cheio de imprecisões. Mesmo assim, o senso comum é muito importante no nosso dia a dia, já que nos orienta na grande maioria de coisas que fazemos. Senso comum - Conhecimento impreciso, sua linguagem prima pela imprecisão.
Filosofia para o senso comum pode ter diversos sentidos:
Retórica
que não leva a lugar nenhum, conhecimento que fala ou pensa sobre coisas inúteis. Filósofo é alienado. que orienta o homem no mundo, dando sentido a sua vida.
Teoria
1
24/02/2013
Filosofia
Filosofia não é ciência
Ciência Filosofia Não verificável – seus enunciados são fundamentados por raciocínios de ordem diversa sendo alguns deles de alto teor subjetivo Universal – reflete sobre qualquer aspecto da realidade Não instrumental – a filosofia é essencialmente teórica Verificável
A filosofia não é ciência A filosofia