vida social
O processo de constituição e desenvolvimento da vida social tem como eixo central o trabalho. Neste processo o indivíduo transforma a si mesmo, a sua natureza interior instintiva, por uma natureza humanizada e histórico-social. No trabalho o indivíduo encontra pessoas com as quais precisa conviver com respeito e civilidade, onde é cobrado sempre por suas atitudes.
A vida social encontra seu espaço desde a infância, quando os pais começam ensinando em casa os primeiros passos,apreendendo a convivência com os demais, ainda quando os pais procuram socializar seus filhos na escola, no relacionamento com os colegas, professores, ensinar regras de boa conduta, dar bons exemplos, mostrar a disparidade entre o bem e o mal, a fim de que os relacionamentos aconteçam de forma harmônica e responsável. Qualidade de vida é uma expressão que indica as condições de vida de um ser humano, que envolver várias áreas, como o bem físico, mental, psicológico e emocional, relacionamentos sociais, como família e amigos e também saúde, educação e outros parâmetros que afetam a vida humana.
Existe um método de medir a qualidade de vida. Por exemplo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elaborou um questionário para aferir a qualidade de vida. Esse questionário é composto por seis domínios: o físico, o psicológico, o do nível de independência, o das relações sociais, o do meio ambiente e o dos aspectos religiosos.
O IDH - Índice de Desenvolvimento Humano é um modo de medir a qualidade de vida nos países, comparando riqueza, alfabetização, educação, esperança média de vida, natalidade e outros fatores, é uma