Atps tecnicas em negociação
ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAIS – Etapa 4/Passo 3
Um bom profissional deve ser reconhecido pelos seus superiores, não somente no que diz RO espeito a forma verbal, mas também no reconhecimento em aumento salarial ou premiações. Quando o reconhecimento não acontece, cabe o profissional buscar ser reconhecido, anunciando sua insatisfação e se preparando para o que esta atitude pode ter como consequência um sim ou um não.
Na situação em que o profissional se depara com um não, a melhor maneira é administrar a situação com calma, paciência e uma elaboração de um roteiro para se preparar na negociação. Para a elaboração de um roteiro de preparação para negociações salariais é necessário que o negociador esteja bem direcionado às novas técnicas de negociação.
Antes de qualquer coisa, diversos autores como Sparks, Acuffi, Fisher, Uri, e vários outros e a partir deles podemos elaborar um esquema ou mesmo um roteiro para ajudar no momento da negociação salarial, que são: mapeamento da situação onde neste passo deve-se levantar e listar as informações; estabelecimento de parâmetros para negociação dentro deste passo é preciso definir metas ou objetivos, saber as alternativas para os acordos e estabelecer limites; montagem do cenário para a negociação, segundo este passo é necessário saber o melhor dia horário e local para quem se deseja negociar e por fim a preparação final para a negociação, neste último é o ensaio final antes da negociação para saber se a estratégia esta bem definida se realmente sabe com que vai negociar enfim se está apto para negociar. A discussão salarial é um momento delicado e até mesmo desconfortável. Mas é preciso saber que as pessoas envolvidas nesta discussão estão defendendo suas funções e interesses e não chega a ser um embate, onde o mais forte vence, e que seu objetivo é mudar o jogo a seu favor trabalhando em equipe juntamente com seu “oponente” e assim o nervosismo e a insegurança diminuem e o dialogo se abre