Qualidade de decisões
NOVE DE JULHO
TRABALHO DE GESTÃO DA QUALIDADE E PRODUTIVIDADE
TÉCNICO
LOGISTICA
INDICE
INDICE ....PAG 2
INTRODUÇÃO ...PAG 3
DIAGRAMA DE CAUSA-E-EFEITO....PAG 3
LISTA DE VERIFICAÇÃO....PAG
DIAGRAMA DE DISPERSÃO ....PAG
GRAFICO LINEAR.....PAG
CONCLUSÃO ....PAG
INTRODUÇÃO
A melhoria da qualidade implica decisões baseadas em fatos reais.
A obtenção desses fatos reais só será possível, mediante a utilização de ferramentas que permitam quantificar a qualificar a informação gerada pelo Sistema Gestão da Qualidade.
A lógica presente nesta temática é que o produto final corresponde à soma total de diversos processos distribuídos pelo ciclo de vida do produto.
O objetivo principal é atingir níveis mais altos na qualidade do produto, exigindo assim um contínuo acompanhamento, controle e melhoria dos respectivos processos.
Principais Ferramentas da qualidade
Apesar de existirem inúmeras ferramentas, como mostra o quadro acima, consideram-se as mais frequentemente utilizadas as seguintes:
Diagrama de Causa-e-Efeito
Lista de Verificação
Diagrama de Dispersão
Gráfico Linear
Gráfico (Carta) de Controle
Embora simples, estas ferramentas são poderosas na resolução de problemas de qualidade.
Diagrama de Causa-e-Efeito
O Diagrama de Causa e Efeito (ou Espinha de peixe) é uma técnica largamente utilizada, que mostra a relação entre um efeito e as possíveis causas que podem estar a contribuir para que ele ocorra.
Construído com a aparência de uma espinha de peixe, esta ferramenta foi aplicada, pela primeira vez, em 1953, no Japão, pelo professor da Universidade de Tóquio, Kaoru Ishikawa, para sintetizar as opiniões de engenheiros de uma fábrica quando estes discutem problemas de qualidade.
O Diagrama