Qual é o negócio?
Nos dias 17 e 18 de Novembro, ocorre a chuva periódica de meteoros Leônidas, que será radiante na constelação de Leão.Seu auge estava previsto para 3h30 da madrugada do dia 18, neste ano, ela terá uma rival que poderá ofuscar o seu brilho, a Lua. A Lua cheia, contará com 99,6% do seu brilho neste dia. Contudo, pelo histórico dos anos anteriores, a Leônidas poderá surpreender, já que a taxa de "estrelas cadentes" apresenta, às vezes, uma imprevisível... O Sol finalmente está agindo como se estivesse no máximo de seu ciclo, o Sol teve muita atividade desde o dia 23 de Outubro de 2013, com no mínimo seis flares grandes da Classe-X e no dia 7 de Novembro de 2013 ele emitiu uma flare de Classe-X1.1.
Enquanto o Sol continuava calmo por um tempo onde ele devia estar provavelmente muito ativo por estar atingindo o seu máximo no ciclo de 11 anos, a sua atividade recente tem aumentado muito com a emissão de flares e manchas solares. Durante o ano de 2013, ocorreram períodos intermitentes de atividade, porém desde Outubro desse ano o Sol realmente está passando pelo seu primeiro período extenso de atividade intensa.
Agora falando sobre as manchas solares, um enorme grupo chamado de AR 1890 tem se voltado para a face do Sol que fica de frente para a Terra. Graças ao astrofotógrafo Ron Cottrell, a flare de Classe-X1.1 não durou nem um minuto. O NOAA está prevendo uma chance de 60% da ocorrência de flares solares de Classe-M e há também aproximadamente 20% de chance de flares solares de Classe-X geradas a partir desse grupo.
Uma