Tipos de liderança
Autocrática:
O estilo autocrático de liderança, como o nome sugere é de um líder só apenas o ‘principal’ faz escolhas. O líder determina o que sera feito para alcançar o objetivo, faz suas próprias escolhas e não aceita nenhum conselho. É ele também que define qual setor ficará responsável para cada tarefa e como será necessário realiza-la.
Consequências:
- Desmotivação da equipe
- Clima de desconfiança
- Baixa qualidade nas tarefas
Como podemos observar as consequências não são as melhores pelo simples fato de todo o trabalho ser exercido por apenas uma pessoa.
Democrática:
Como no estilo anterior, o democrático também possue um líder porém um pouco mais flexível. Este estilo é mais um trabalho em grupo, onde todos juntos escolhem a solução para o problema, qual o meio necessário para atingi-lo e quem irá trabalhar nos determinados setores; todas as escolhas são feitas em grupo, porém o líder deve impor limites, dar conselhos, e administrar a situação, sempre respeitando seus funcionários.Logo o líder participa como uma ‘parte’ do todo, ele deve ser objetivo para que o este consiga atingir seu objetivo.
Consequências:
- Equipe motivada
- Membros auto valorizados
- Trabalho realizado em conjunto e com autonomia pelos membros
- Maior qualidade nos resultados.
Liberal :
Seguindo os outros dois estilos, o líder liberal é aquele que dá mais atenção aos problemas dos funcionários. Ele quer ter certeza que os funcionários estão se sentindo bem emocionalmente, com o trabalho e com a família. É organizado livremente, ou seja, assim como no democrático os próprios funcionários definem o melhor para eles, não focando a responsabilidade em obter sucesso em seu trabalho. As metas impostas pelo líder são pouco claras e ele não faz nenhuma cobrança nos critérios de avaliação.