Qual é Realmente o Conceito de "Novos Talentos" no Meio de RH e Para as Empresas? Idade ou Algo a Acrescentar?
Este é meu pensamento sobre o tema e sobre o que significa "convocar ou selecionar novos talentos" para as empresas contratantes e os recrutadores nos setores de RH:
As formas de seleção sofreram supostamente uma evolução com o passar do tempo, mas continuam desperdiçando talentos e fechando portas por preconceito ou por querer maximizar resultados em cima de amostras muito pequenas e ferramentas de análise imprecisas.
Sei que é inviável entrevistar 100 pessoas para uma vaga se o valor pago a uma assessoria de RH for baixo, mas limitar a seleção a cerca de 10 currículos com base em exigências que não são específicas para a função acaba descartando profissionais mais talentosos que os que simplesmente cumprem as exigências do perfil.
Descartar profissionais pela faixa etária é outro erro que muitos cometem, sendo mais um motivo para a perda de oportunidade de inserir profissionais talentosos nos quadros das empresas.
Talento não está atrelado à idade. Canso de ver anúncios "convocando novos talentos", mas entendem por "novos" o conceito de idade, não o conceito de profissionais que tem algo novo a dizer, oferecer, acrescentar aos quadros da empresa contratante.
"Novos talentos" deve ser algo mais abrangente para uma empresa. Em minha percepção todo novo profissional que tenha perfil pró-ativo, dinamismo, sede de conhecimento, facilidade de interação, perspicácia e possa acrescentar com sua personalidade e experiência, agrega valor à empresa e ao grupo, e portanto é um Novo Talento na melhor forma que a expressão suscita.
Nossa experiência profissional e de vida agregam valor e trazem nova percepção a profissionais com os quais venhamos a conviver,