Qual o papel da ética organizacional no contexto sociológico e mercadológico atual?
O papel da ética organizacional é transmitir para os gestores e colaboradores como devem realizar seu trabalho com responsabilidade. Muitas organizações trocam o termo “ética” por integridade, boas práticas de negócio ou conduta eticamente responsável. Uma identidade corporativa forte esta profundamente conectada a prática de bons valores como respeito aos seus públicos e ao meio ambiente. A ética no contexto mercadológico é o fator que torna as organizações mais conscientes de suas atividades e responsabilidades, em um pensamento coletivo. Adotam posturas que tentam maximizar os lucros de uma forma crescente e inofensiva, estabelecer relacionamentos sustentáveis com a sociedade para assegurar o retorno a longo prazo, sem prejudicar a comunidade que esta inserida ou o meio ambiente.
Empresas são formadas por pessoas e só existem por causa delas. Por isso uma empresa ética é formada por pessoas éticas. Mas cada ser humano é diferente e único, cada um tem uma identidade e valores pessoais. A ética organizacional também tem como propósito alinhar a postura dos funcionários para que eles estejam de acordo com os valores da organização.
“Um código de ética empresarial é um instrumento de realização da visão e missão da empresa, que orienta suas ações e explicita sua postura social a todos que querem manter relações” (Instituto Ethos de Empresas). Muitas empresas hoje em dia estão procurando implementar um código de ética que trace e limite as atitudes individuais de cada funcionário. A política interna mal definida por um funcionário de qualquer nível pode atingir o patrimônio mais importante de uma empresa: a sua reputação.
Em um discurso na Universidade de Harvard em 2000, Alan Greenspan, presidente do Banco Central Americano, destacou o valor da