Administração
Centro de Educação a Distância
Atividade Prática Supervisionada
Disciplina: Teorias da Administração
Prof°Mestre Olney Bruno da Silveira Júnior
Ciências Contábeis
Amanda Lara Freire Ferreira – RA: 4536876721
Bruna Maria dos Santos – RA: 5560123625
Daniel Amorim Nogueiras Rodriguez– RA: 5721157032
Losangeles dos Anjos Oliveira – RA: 5569148156
Paulo Rogério da Silva – RA: 4588914276
Taubaté - SP
2012
INTRODUÇÃO
Vivemos em uma sociedade composta por atividades voltadas para a produção de bens (produtos) ou para a prestação de serviços (serviços especializados). Para Chiavenato (2003, pag. 2) todas as atividades devem ser planejadas, coordenadas, dirigidas e controladas dentro de organizações. Em todas as organizações observaremos a existência de pessoas e outros recursos materiais, financeiros, físicos, tecnológicos e mercadológicos.
As pessoas dependem das organizações e estas dependem do trabalho das pessoas. Chiavenato (2009, pag.3) também reforça que o homem moderno passa a maior parte do tempo dentro das organizações, das quais depende para nascer, viver, aprender, trabalhar, ganhar seu salário, curar suas doenças, obter todos os produtos e serviços de que necessita, entre outras coisas. O ser humano busca, com a cooperação de seus semelhantes, a conjugação de esforços para atingir objetivos que sozinho não teria condições de atingi-los individualmente com as próprias forças e recursos, talvez levasse muito mais tempo e consumisse muito mais esforços. As organizações surgem dessa necessidade primária de cooperação.
Com o crescimento e complexidade das organizações surgiu à necessidade de administrá-las, assim surgiu a TGA (Teoria Geral da Administração). As teorias foram cada vez mais sendo estudadas e descobertas novas formas de acordo com as suas épocas para fundamentar suas conclusões ou solucionar problemas com os quais defrontavam. Assim surgiu as: teoria de sistemas, teoria matemática, teoria da