qual a sua obra
Paulo Freire
Introdução
Paulo Freire apresenta três temas básicos para construir a Pedagogia da Autonomia, que leva à formação para vida, são eles: Não há docência sem discência Ensinar não é transferir conhecimento Ensinar é uma especificidade humana. O tema central da obra é “a formação docente ao lado da reflexão sobre a prática educativa progressiva em favor da autonomia do ser dos educandos”.
1 capitulo
O livro pedagogia da Autonomia nós mostra o dia a dia do professor, como deve ser sua postura e a convivência com seus alunos.
Ele critica as formas de ensino tradicionais. Defende uma pedagogia onde todos sejam tratado com respeito, dignidade e autonomia.
Todo o professor que passa um conhecimento ele simplesmente não passa,mais também aprende, porque muitas vezes o aluno tem muito a oferecer ao professor, cada um tem uma história diferente e cabe ao professor ouvir e respeitá-lo.
E para sermos um educador competente temos que sempre está estudando e quando não sabemos a resposta temos que ir em busca dela.
Temos que ter em mente o que estamos ensinando e ter a certeza do que eu estou ensinando é o certo. Para sermos um professor temos que primeiramente ter amor na profissão, dar respeito para que possamos ser respeitado.
2° capitulo
ENSINAR NÃO É TRANSFERIR CONHECIMENTOS.
Ensinar exige consciência do inacabado
Ensinar exige o reconhecimento de ser condicionado.
Ensinar exige respeito à autonomia
Ensinar exige bom senso
Ensinar exige humildade, tolerância e luta em defesa dos direitos dos educadores
Ensinar exige apreensão da realidade
Ensinar exige alegria e esperança
Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível.
Ensinar exige curiosidade – Um pouco mais sobre a curiosidade
3°capitulo
Ensinar exige segurança, competência profissional e generosidade.
Ensinar exige comprometimento
Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo.
Ensinar exige liberdade e