Obras
Vida de Anne Frank
O seu nome completo é Anneliese Marie Franck mas é mais conhecida por Anne Frank. Anne Frank nasceu a 12 de Junho de 1929, em Frankfurt e faleceu a 31 de Março de1945 em Bergen-Belsen.
Anne Frank era filha de Otto Heinrich Frank e de Edith Hollander e tinha uma irmã Margot Frank que era uma rapariga esperta, estudiosa, bonita que escrevia regularmente.
Anne Frank foi uma adolescente alemã de origem judaica, vítima do Holocausto. Quando ainda era adolescente tudo mudou na sua vida e abalou-a sempre.
Em 1933, refugiou-se com a sua família na Holanda para escapar às perseguições nazis pois com a eclosão da Segunda Guerra Mundial quando as tropas nazis invadiram o país, Anne e a sua família não têm outra alternativa se não sair da Alemanha.
Refugiaram-se num anexo com mais uma família de quatro pessoas. Esse anexo era como se fosse uma segunda casa, que durante algum tempo, os pais de Anne andavam a mobilar. Já se estavam a preparar para o tempo de horror que os esperava. Todo o tempo que passaram no anexo, foi um tempo de medo e cuidado. Durante esse tempo Anne escreveu um diário, onde ela desabafava a sua dor e medo com uma amiga imaginária chamada “Kitty” ganhando assim coragem para viver aquele que foi um tempo de tortura e horror. Servia-se da escrita para «aliviar o coração». «Quando escrevo, sinto um alívio, a minha dor desaparece, a coragem volta… Ao escrever sei esclarecer tudo – os meus pensamentos, os meus ideais, as minhas fantasias». « Diário de Anne Frank».
Anexo
Durante o tempo em que esteve fechada no anexo, Anne viveu um amor proibido com Peter, o filho mais velho do casal que vivia com a família Frank.
Quando foi descoberta juntamente com as pessoas refugiadas no anexo foi deportada para Auschwitz. Depois levaram-na para Bergen-Belsen, juntamente com a irmã, separando-as dos pais.
Em 1945, nove meses após a sua deportação, Anne Frank morre de tifo em