Geografia
Aspectos Políticos do México
A constituição mexicana de 1917 criou uma república federal presidencialista com separação de poderes entre ramos executivo, legislativo e judicial separados.
OCongresso tem vindo a desempenhar um papel de importância crescente desde 1997, quando os partidos da oposição pela primeira vez conquistaram ganhos importantes. O presidente também legisla pordecreto executivo em certos campos econômicos e financeiros, usando poderes delegados pelo Congresso. O presidente é eleito por sufrágio universal para mandatos de 6 anos e não pode voltar a exercer ocargo. Não existe vice-presidente; no caso de demissão ou de morte do presidente, um presidente provisório é eleito pelo Congresso. Os senadores são eleitos para mandatos de 6 anos, e os deputados servemdurante 3 anos. Os ocupantes dos 128 lugares do Senado são escolhidos através de uma mistura de eleição direta e de representação proporcional. Na Câmara (baixa) dos Deputados, 300 dos 500 deputadossão eleitos diretamente em círculos uni nominais, e os restantes 200 lugares são eleitos através de uma forma modificada de representação proporcional com base em cinco regiões eleitorais. Estes 200lugares foram criados para ajudar os partidos menores a ter acesso ao parlamento.
Área: 1.972.547 km²
Moeda: Peso Mexicano
População: 116.901.761 habitantes (2012)
Densidade Demográfica: 55hab./km²
PIB: US$ 1.041 Trilhão
Idioma: Espanhol
CLIMA
O clima do México é basicamente tropical, com exceção do norte do país que é dominado pelo clima árido. É possível encontrar uma grande diversidade de temperaturas no país, podendo ao mesmo tempo encontrar as baixas temperaturas montanhosas até o calor das praias do litoral.
RELEVO
O relevo mexicano é constituído de planícies costeiras próximas ao mar e montanhas na parte central do país. O ponto mais alto é o vulcão Orizaba, com aproximadamente 5.600m de altura, o terceiro maior da América do